Testemunhar Juntos em Genebra

O movimento Testemunhar Juntos em Genebra tem como objetivos criar contato entre as comunidades mais antigas e mais recentes, celebrar juntos, e mostrar uma comunidade de igrejas cuja diversidade é vivida como riqueza.
O movimento reúne cerca de cem comunidades e igrejas quase todas de origem protestante estabelecidas em Genebra, e tem o apoio do Centro John Knox.
Apesar de discretas, as igrejas ligadas à migração existem em Genebra desde os primeiros tempos da Reforma. Elas continuam discretas, mas cresceram muito nas últimas décadas e reúnem às vezes centenas de pessoas das mais variadas origens e classes. O crescimento foi tão rápido que hoje elas têm um lugar importante no protestantismo de Genebra. Mas esse crescimento não ocorre apenas em Genebra : vinte anos atrás, a Federação de Igrejas Protestantes da Suíça listou quarenta comunidades de migração. Estima-se hoje que elas sejam trezentas.
Ao dar início a esse movimento há mais de dez anos, Lukas Vischer procurou conhecer todas as conmunidades estabelecidas em Genebra e criar relações entre elas. Depois de vários contatos, a primeira celebração conjunta aconteceu na Catedral de São Pedro em 2003. Outra celebração foi organizada no domingo de Pentecostes de 2007, na ocasião da festa de aniversário da Reforma em Genebra. A próxima vai repetir a experiência bem-sucedida de 2010 e será uma celebração festiva conjunta, no templo de São Gervásio, do dia do jejum genebrino. Em outras ocasiões, ocorrem reuniões de comunidades que usam o mesmo lugar de culto ou são vizinhas de bairro. Isso dá a cada comunidade a oportunidade de descobrir outras maneiras de celebrar a fé e de participar de cultos marcados por novos sons e novas cores.
O movimento Testemunhar Juntos reúne atualmente, em diferentes níveis, quase uma centena de comunidades de todas as origens geográficas e tendências protestantes, além de igrejas da tradição Ortodoxa e da Igreja Protestante « histórica » de Genebra. Vários membros da IPG estão ligados a Testemunhar Juntos. A coordenadora do movimento é a pastora Roswitha Golder. Ela é pastora honorária da Igreja Protestante de Genebra e da Igreja Metodista Sul-Americana. Ele vê três objetivos no movimento : aprender a se conhecer, dar ao movimento uma certa coordenação, e promover o encontro e o enriquecimento mútuos.
Vale a pena enfatizar também o papel de integração comprido pela movimento e pelas igrejas filiadas. Numa cidade como Genebra, que tem alta porcentagem de estrangeiros, essas comunidades têm papel central de apoio, orientação e luta contra a solidão. Isso vale tanto para um executivo de uma organização international quanto para pessoas que pedem asilo ou empregados domésticos. Testemunhar Juntos reforça esse movimento ao criar oportunidade de encontros com outras comunidades e trazer vida e calor à Genebra internacional, diversa e colorida.